CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA

A capacidade de coleta de água da chuva está diretamente relacionada com a área do telhado e com a precipitação pluviométrica do local. Em um telhado com 10 metros de largura e com 15 metros de comprimento em um local com uma precipitação de 100 mm de chuva mensal, podem ser captados 15000 litros de água, por exemplo. Se a capacidade da cisterna não estiver atendendo a necessidade de utilização existe a possibilidade de ser instaladas mais cisternas em linha aumentando a capacidade de armazenamento (Válido para cisternas externas modulares).

Apesar da caixa d'água e da cisterna possuírem a mesma função, armazernar água, elas possuem algumas diferenças quanto a sua aplicação. A caixa d'água armazena a água potável vinda da rede de distribuição e normalmente é instalada no telhado da residência sob um piso plano projetado para suportar tal peso. Neste caso não há nenhuma forma de economia. Já o sistema de cisterna tem o objetivo de coletar a água da chuva que se precipita no telhado da residência a qual é armazenada em um reservatório próprio para este fim, o qual pode ser instalado externamente ou ainda ser subterrâneo dependendo do projeto, a água captada pode ser utilizada para lavar a louça, o veículo, calçadas, desgargas em bacias sanitárias e sistemas de prevenção de incêndio por exemplo. Por este motivo com o uso da cisterna a economia no consumo de água em uma residência por chegar a até 50%.

Apesar do sistema de coleta de água da chuva não ser um sistema com uma alta complexidade, recomenda-se fazer a manutenção periódica com um profissional habilitado para realizar uma limpeza e inspeção do sistema completo, tanto da cisterna e seu acessórios como também da calha e telhado. A Dinâmica Solar dispõe de uma equipe que realiza desde a venda, instalação e a manutenção do sistema, de forma a atender todas as necessidades do cliente.